Elaboração de Propostas – FEHIDRO 2023

Capacitação online dá início às atividades do ano para o CBH/TB

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê Batalha (CBH-TB), através de sua Secretaria Executiva, realizou em formato online no dia 13 de janeiro a Capacitação “Elaboração de Propostas – FEHIDRO 2023”. Com aproximadamente 4 horas de duração e definida na Deliberação CBH/TB nº 006/2022, a Capacitação contou com 45 participantes, compostos por membros e representantes dos três segmentos do Comitê.

O objetivo principal foi apresentar as fases para protocolo das solicitações de financiamento para obtenção de recursos financeiros do FEHIDRO em 2023, e orientar nos procedimentos documentais necessários para projetos na área de recursos hídricos.

O Secretário Executivo do CBH-TB, Lupercio Ziroldo Antonio deu início à Capacitação. Na sequência, o Coordenador da Câmara Técnica do CBH/TB, representante do DAEE, Antonio Carlos Vieira apresentou a base documental e cronograma para balizar o protocolo das solicitações de recursos do FEHIDRO para 2023.

A Capacitação contou com as palestras: da técnica da CETESB, Flávia Vasconcelos Figueiredo, que falou sobre os licenciamentos de obras e serviços de Saneamento, Resíduos Sólidos e Sistemas de Drenagem; do representante da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade, Marcel Bonini, que esclareceu dúvidas e apresentou os erros mais comuns na elaboração de projetos de recomposição florestal; do representante do DAEE, Romildo Eugênio de Souza, que discorreu sobre a solicitação que refere-se à regularização dos usos de recursos hídricos; e a coordenadora da Câmara Técnica do Turismo e Educação Ambiental do CBH-TB, Grasiele Simplicio Murari Rodrigues, que destacou itens importantes de como elaborar os projetos de educação ambiental a serem apresentados.

Encerrando a Oficina, a representante da Secretaria Executiva, Graziela Gomes Silveira Scardovelli exibiu um tutorial para preenchimento do formulário de inscrição da solicitação, no qual os proponentes tomadores deverão protocolar de forma digital no sistema SINFEHIDRO, https://sigam.ambiente.sp.gov.br.

O protocolo de solicitações para pré-qualificação deverá ocorrer pelo proponente tomador, de 30 de janeiro a 03 de fevereiro. Para conferir as diretrizes, critérios e prazos para o devido protocolo, acesse a Deliberação CBH/TB nº 006/2022, disponível no site do Comitê: www.comitetb.sp.gov.br.