O Programa Água Limpa no Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê Batalha

O “Programa Água Limpa”, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, é uma ação conjunta da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, através do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e da Secretaria da Saúde, em parceria com os municípios. O Programa tem o propósito de elevar os indicadores de saúde pública, a partir de obras de melhorias nos sistemas urbanos de esgotamento sanitário nas cidades, com população inferior a 50 mil habitantes e não atendidas pela SABESP.

No âmbito da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos – UGRHI-16 / Tietê Batalha, foram investidos recursos que montam R$ 48 milhões na implantação de novos sistemas de afastamento e tratamento de esgoto doméstico, sendo beneficiados pelo Programa os municípios de Bady Bassitt, Dobrada, Guaiçara, Itajobi, Jaci, Marapoama, Mendonça, Reginópolis, Sales, Taquaritinga e Urupês.  

Segundo o Diretor da Bacia do Baixo Tietê – BBT e Secretario Executivo do Comitê Tietê Batalha – CBH/TB, Lupercio Ziroldo Antonio, o Programa possibilita o tratamento de 100% do esgoto doméstico gerado, fato que contribui de maneira inequívoca para a melhoria da qualidade de vida de toda a população da Bacia Hidrográfica do Tietê-Batalha.

Paralelamente à execução das obras, o “Programa Água Limpa” formalizou a contratação de projetos executivos para outros Sistemas de Tratamento de Esgotos, sendo na área de atuação do Comitê Tietê Batalha beneficiados os municípios de Itajobi (Distrito de Nova Cardoso), Itápolis (Distrito de Nova América e Distrito de Tapinas) e Urupês (Distrito de São João de Itaguaçu).